sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Repositorio de Software de Técnicas de Pesquisa

Software para pesquisar, pouco conhecido: É LEGAL DESCARREGALO E INSTALALO.
  • Freemind. Esquemas. Acho que so para Windows
  • CMaps. Mapas concetuais. Tem para Linux.
  • Ucinet. Analise de redes. Só para Windows.
  • Visone. Analise visual de redes.
    Primeiro instalar Java.
    So deposis Visone. Serve para qualquer SO.
  • AnSWR. Software de analise qualitativo de textos.
    Primeiro instalar este ARQUIVO mdac_typ_27.exe. Só depois AnSWER. Tem algum problema con este endereço? Tente aquim ou aquim. So serve para Windows.
  • Parece que tem um problema com a senha. Quarta comprovamos.
  • CDC EZ-Text Um outro software de graça e legal. Serve melhor para analise qualitativo de dados semi-estruturados, um exemplo, entrevistas de respostas abertas

  • ATLAS.ti. Software de analise qualitativo de textos, imagens e videos. É uma versão limitada no mumero de documentos a pesquisar. Precisam registrarse na web. A versão comercial para estudantes som 175$.


Sites onde trabalhar com dados e visualizções:

9 comentários:

Unknown disse...

Nesta disciplina, muito se falou da deficiência e carência de pesquisas técnicas em comunicação. Li certa vez, que os estudos na área de saúde são os que representam a maior quantidade de pesquisas realizados no Brasil. Talvez, os governantes brasileiros queiram saber mais sobre um assunto que lhes cabe bem na boca durante às eleições. As redes sociais de comunicação não despertam tanto interesse quando se está sobre um palanque. Talvez, seja somente coincidência. Mas, se algum dia nossa sociedade se interessar um pouco mais sobre técnicas de pesquisa em comunicação, foi bom ter estudado e discutido como fazê-la. Tenham todos um excelente 2008. Que suas pesquisas sejam prósperas e cheias de contribuições sociais. Abraços a todos!

Anônimo disse...

ALberto e colegas,
Acho que o tempo juntos foi pouco para tirarmos tudo o que essas ferramentas podem nos dar. Daqui para a frente vamos ter que pesquisar sem as dicas do professor. Eu gostei da disciplina e com certeza continuarei usando algumas dessas ferramentes em outras disciplinas do mestrado. Será que poderemos continuar conversando com você por e-mail, Alberto?
Uma pergunta: eu não fui na aula da semana passada, esta semana teremos aula?
Abraço e um final e ano promissor a todos!

Alberto de Francisco disse...

Sim, cuarta temos a ultima aula.

E o blog ficará aberto. E também o meu email :-)

Anônimo disse...

Amaro, não sei se estou errada...não fiz pesquisa científica sobre isso, não posso afirmar com certeza, mas a impressão que tenho é que as redes sociais de comunicação não despertam tanto interesse quando se está sobre um palanque porque mexer com isso, às vezes, pode significar dar um tiro no próprio pé para alguns políticos :) .
Sobre as ferramentas, não cheguei ainda a experimentar todas, por falta de tempo mesmo, pois o final do semestre ficou bem apertado para mim. Mas uma que já estou usando diariamente é o Cmaps. Esse programa está me ajudando a organizar as idéias na produção de um artigo para outra disciplina. Primeiro, organizei minhas idéias iniciais num arquivo do Cmaps. Comecei a escrever o texto. À medida que vou modificando esse texto, vou modificando também meus "mapinhas". Aliás, estou salvando as diferentes versões dos "mapinhas" em meu computador para depois fazer uma análise pessoal de como foi meu processo de elaboração textual. Muito bom esse exercício!!!
Ácho ótima a idéia de deixar o blog aberto, pois será uma maneira de continuarmos a socializar conhecimento por aqui. Pretendo continuar lendo o livro do Serrano (aquele que o Alberto disse que é difícil até para os espanhóis, mas é excelente), pois sinto uma necessidade visceral de uma base mais sólida para trabalhar as teorias da comunicação e também minha própria pesquisa e pretendo colocar minhas dúvidas aqui para você responder, viu, Alberto? NÃO SUMA :)))))
Mostrei o blog para duas colegas de outra disciplina e elas acharam bastante interessante. Por isso pergunto e deixo como sugestão: que tal, a partir do término do semestre, abrirmos o blog para a participação de outros colegas que não fizeram esta disciplina?

Katrine disse...

Gostei do resumo!!! Assim vai ficar mais fácil encontrar quando precisarmos no futuro.

Silvana, também quero uma cópia do livro do Serrano, você pode levar para mim???

Obrigada e até amanhã!

Unknown disse...

Obrigado pelo curso, Alberto. E é uma ótima notícia manter esse blog aberto para que tenhamos contato.

Bárbara de Velasco disse...

Professor, obrigada pelo cuidado em deixar os programas separados para nós. Nada como podermos continuar pondo em prática o que aprendemos em sala de aula.
Também acho que será muito proveitoso manter o blog aberto com a oportunidade de comunicação entre nós e o senhor. É nesse período de 'férias' que teremos maior possibilidade de explorar essas ferramentas.

Anônimo disse...

Alberto, você poderia anexar aquele ppt da aula de hoje sobre a teoria do Serrano aqui no blog?

Alberto de Francisco disse...

Anexare o PPT da aula, mas tenho que ter aceso a Internet, agora estou num cybercafe.