quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Método e métodos

Hoje aclarei o que entendo por Método Científico.
A Ciência tem unidade de método, e não devemos confundir isto com os métodos, metodologias ou técnicas de investigação científica. Podemos falar, também, de Método Geral da Ciência e de métodos específicos; ou de uma estratégia da ciência e diversas táticas.
O método da ciência é um modo de tratar problemas intelectuais. A natureza do objeto de estudo concreto ditará possíveis métodos de análises, possíveis ferramentas. Quantas mais ferramentas conheçamos melhor poderemos tratar determinado problema, e mais tipos de problemas poderemos tratar.

O método atual da ciência é o Método Hipotético Dedutivo: insiro nele estão os métodos Dedutivo e Indutivo. Neste mapa conceitual se explica como se desenvolve uma pesquisa na realidade.

Na prática o pesquisador não avança de maneira contínua, com freqüência deve voltar sobre seus passos para fazer correções. Quanta mais experiência tenhamos como pesquisadores mais verdadeiro será nosso desempenho, menos decisões erradas tomaremos e menos teremos do que retroceder.
Por outra parte a ciência transita por estes passos que são consecutivos. Para passar de nível antes se teve que acumular muito conhecimento no nível anterior. Isto não significa que não se siga fazendo trabalho em todos os níveis em todas as ciências.

A ciência é um saber acumulativo que pode ser falsado, por qualquer e em qualquer momento, utilizando seu método. A ciência deve ser humilde a curto prazo. Devemos enfrentar problemas que estejam a nosso alcance. Mas podemos fazer ciência em qualquer desses níveis: desde a descrição até a predição da realidade social mediante teorias. Mas por agora parece que as Ciências Sociais devem fazer sobretudo o trabalho de descrever seu mutante objeto de estudo.
Em outro post a 2ª parte da aula (Clasificação)

Fontes:

Método real da pesquisa
Progresso da Ciência
Ciclo da investigação científica
Método hipotético dedutivo